Gerenciamento de receitas - Hotel e Pousada
Revenue Management para hotéis, ou simplesmente RM, muito utilizado na Europa e Estados Unidos, está chegando agora ao Brasil, já sendo característico das companhias aéreas e cada vez mais as técnicas de Revenue Management estão sendo difundidas nos hotéis e pousadas, como forma de gerenciar a oferta, demanda e ocupação dos hotéis.
Esse é um controle gerencial que prevê a demanda de hóspedes e seu comportamento no micro mercado, otimizando o preço e a disponibilidade dos hotéis.
Busca maximizar a receita e os lucros do hotel no qual elaboramos um estudo de caso para cada tipo de hotel, mercado e a consequente aplicação desse tipo de tarifa, diárias ou pacotes.
Em resumo
Revenue Management é o gerenciamento de receitas onde vendemos o quarto certo, para o hóspede certo, no preço certo, pelo canal de distribuição certo com a melhor eficiência de taxas e tarifas, maximizando a receita do hotel.
Ainda que o Revenue Management (RM) seja um conceito novo no mercado hoteleiro brasileiro e de aplicação relativamente complexa, devido ao grande volume de informações que devem ser analisadas e atualizadas continuamente, seus princípios básicos são simples e até mesmo intuitivos quando vistos sob o contexto da maximização da receita.
Princípios Básicos
-
Focar no preço em vez dos custos quando estiver equilibrando oferta e demanda;
-
Substituir os preços baseados nos custos pelos preços baseados no mercado;
-
Vender para micro mercados segmentados e não para mercados de massa;
-
Reservar produtos para os clientes “mais valiosos”;
-
Tomar decisões com base no conhecimento e não em suposições;
-
Explorar ao máximo o ciclo de valor de cada produto;
-
Reavaliar continuamente as oportunidades de receita.